quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Garanhuns realiza curso para pessoas cegas e com baixa visão‏

A Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe) promove de amanhã (28) a 1º de dezembro, o I Curso de Formação de Lideranças Tiflológicas de Pernambuco. A solenidade de abertura ocorre na Colônia de Férias do SESC e abordará como tema “O Movimento Social das Pessoas Cegas e/ou com Baixa Visão, suas Lideranças e as Necessidades Contemporâneas, Face ao Dinamismo Político e Econômico da Sociedade”.

A tiflologia é a ciência que estuda os aspectos inerentes à cegueira e a pessoa cega. E o Braile, por exemplo, é uma forma de comunicação utilizada por estas pessoas, que se enquadram nestes aspectos. O curso pretende capacitar novos líderes, para que no futuro, possam assumir associações, conselhos e instituições que cuidam das questões voltadas a estas pessoas. Destinado a pessoas cegas e com baixa visão, o evento também será aberto ao público em geral, e tem como objetivo fortalecer o segmento da pessoa com deficiência no município e no Estado.

“A ideia é oferecer capacitação para que pessoas com deficiência ou com baixa visão se tornem líderes e administrem com mais facilidade e autonomia social, seu papel frente às instituições, pois precisamos avançar, dando novas oportunidades que os ajudem a melhorar o desempenho dos trabalhos sociais, realizados quanto à pessoa com deficiência”, comentou José Juca, presidente da ADVAMPE.

Dentre os temas abordados durante o evento também constam: aspectos motivacionais e militância; aspectos gerenciais e políticos das organizações sociais; ativismo social e emancipação; fiscalização e controle com ênfase nas organizações sociais; legislação pertinente às pessoas com deficiência; políticas públicas e controle social; e projetos sociais. Para a noite de abertura, o evento irá contar com a jornalista, especialista em Educação Ambiental, e superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, do Governo de Pernambuco, Rosecleide Maria Santos.

O curso de Formação de Lideranças Tiflológicas de Pernambuco, que tem o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, ainda irá contar com a presença do jornalista, secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, Antônio José Ferreira.

Texto: Cássia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário