quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Garanhuns irá se transformar numa cidade de brilho e luz com a magia do Natal

Foi apresentado, na noite de ontem (12), o “Natal Luz” de Garanhuns. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença de autoridades políticas, empresários, convidados e a imprensa. Este ano, a iniciativa está repleta de novidades, entre elas, ações itinerantes em bairros da cidade e nos distritos do município. Todos os presentes puderam opinar nos projetos, estruturados pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

A concepção dos temas da decoração deste ano está embasada em cinco eixos, sendo eles: bonecos de neve, biscoitos e doces, soldados de chumbo, presentes e tradição religiosa. Começando do pórtico de entrada de Garanhuns, as principais vias de acesso ao centro receberão as peças, que estão sendo produzidas por mais de 20 artesãos locais – o trabalho manual, concentrado no prédio do antigo Fórum, na avenida Dantas Barreto, continua passando pelos últimos detalhes.

Entre os elementos que compõem a proposta do “Natal Luz” 2013 estão também o padrão de iluminação para os polos de apresentações; a casa do papai Noel na praça Luiz Jardim; uma árvore de natal gigante de oito metros de altura no Espaço Colunata e a programação cultural descentralizada em 10 bairros e comunidades, além dos três distritos municipais, que terão datas específicas para receber as atrações.

 O presidente da CDL, Fernando Couto, ressaltou a dedicação e a parceria da instituição e a Prefeitura de Garanhuns na concretização da proposta da festividade. “Com muita luta, conseguimos realizar os dois últimos natais, aqui. Empresários colaboraram, o ex-deputado Izaías Régis e atual prefeito, membros da igreja, para que nosso natal acontecesse. Para este ano não está sendo diferente, vai ficar muito mais bonito para que todos nós possamos aproveitar”, disse.

 Corais, orquestras, reisados e pastoris devem encantar o público durante o período. A data para a abertura oficial da grade de programação está passando por definições e deverá acontecer na primeira semana de dezembro. Mais de 50 atrações de Garanhuns e convidados de outras regiões de Pernambuco e Alagoas trarão mais brilho à festa. O polo do Relógio das Flores receberá contação de histórias. A Avenida Santo Antônio terá apresentações em frente ao Palácio Celso Galvão, Espaço Colunata e Igreja Catedral de Santo Antônio.

O resgate do sentimento natalino foi exaltado na fala do prefeito Izaías Régis, que afirmou que esse é só o começo de inovações para o futuro. “Não vamos fazer sonhos, faremos realidade. Trazer turistas para Garanhuns. Deixar nossa festa de natal mais atraente, mais viva. Nós trabalhamos com planejamento e o Natal Luz ainda vai se aperfeiçoar bastante”, destacou o gestor.

A grade completa da programação cultural com os horários, atrações e locais será repassada em breve.


Texto: Cloves Teodorico

Nenhum comentário:

Postar um comentário