sexta-feira, 25 de julho de 2014

Estratégias para conter boatos nas redes sociais

Boatos e calunias estão pesteando as reses sociais. Par combater essa praga o PT, PSDB e PSB se organizam para monitorar e combater a guerra de insultos e boatos contra os principais candidatos à Presidência da República na internet, sobretudo nas redes sociais.

Tal pratica era mais comum durante o regime militar, em campanhas anteriores partidos de extrema esquerda usaram esse expediente para atacar a candidatos adversário. 

A estrategia é abalar a honra e moral  do candidato e/ou divulgar informações erradas como "o candidato tal vai acabar com o Bolsa Família!", "o candidato tal vai aumentar imposto" ou pior "o candidato tal vai aumentar a bolsa família para um salario minimo" .

Outra pratica é divulgar pesquisas falsas ou alterar a pesquisa oficial. Um candidato que tem 28% de intenção de voto, como variação para mais ou para menos, o outro em 12%. Quando vai divulgar aparece Candidato "A" tem 30% e o candidato "B" tem 10%. Para quem gosta de pesquisa a fonte ideal são os saites do TRE e do TSE. 

A maioria das informações são de perfis com menos de UM ano de vida com poucas postagens. Normalmente criados com o intuito de proliferar essas informações. Outra característica é o Anonimato, as publicações reproduzidas em massa por meio de e-mails e redes sociais como o Facebook e Twitter são vistas pelos partidos políticos como potenciais ameaças às campanhas oficiais.

O PSDB montou uma equipe para monitorar a circulação de informações na internet e adotar providências nos casos de divulgação por militantes das siglas adversárias de dados considerados “falsos”.

Com menor tempo de rádio e televisão, o PSB pretende usar a internet como arma de campanha, divulgando as plataformas do candidato Eduardo Campos no Facebook, Twitter, Instragram, YouTube e Flickr.

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