O governo Lula, foi responsável pela privatização de cerca de 2,6 mil quilômetros de rodovias federais, que foram a leilão em 9 de outubro de 2007. O grande vencedor do leilão para explorar por 25 anos pedágios nas rodovias foi o grupo espanhol OHL.
As estradas privatizadas são, seguido do vencedor do leilão no determinado lote:
- BR-381 Belo Horizonte (MG) – São Paulo (SP) - grupo OHL
- BR-393 Divisa (MG-RJ) – Via Dutra (RJ) - Acciona
- BR-101 Ponte Rio–Niterói (RJ) – (ES) - grupo OHL
- BR-153 Divisa (MG-SP) – Divisa (SP-PR) - BR VIAS
- BR-116 São Paulo (SP) – Curitiba (PR) - grupo OHL
- BR-116 Curitiba (PR) – Divisa (SC-RS) - grupo OHL
- BR-116/376/PR-101/SC Curitiba (PR) – Florianópolis (SC) - grupo OHL
Na recente concessão de rodovias federais, em que foi adotado o procedimento de decisão social na elaboração do edital licitatório, as empresas que se saíram vitoriosas na licitação ofereceram-se para administrar as estradas por um pedágio médio de R$ 0,02 por quilometro, o que representa um custo médio seis vezes inferior ao custo médio cobrado no pedágio das rodovias Anhanguera/Imigrantes, que foram privatizadas na década anterior, quando ainda prevaleciam outros critérios. O emprego desses novos critérios licitatórios, que adotaram a teoria do desenho de mecanismos, resultaram numa Eficiência de Pareto, de acordo com o governo, superior à obtida apenas pelo critérios anteriores. Recentes matérias em jornais levantaram, entretanto, que os contrato realizados nas concessões em 2007 não tem sido cumpridos e que as estradas encontram-se, em 2010, com obras atrasadas e trechos em péssimas condições. Houve também a concessão por 30 anos de 720 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul para a Vale do Rio Doce pelo valor de R$ 1,4 bilhão.
Entre outras privatizações no governo Lula, estão:
- Banco do Estado do Ceará
- Banco do Estado do Maranhão
- Hidrelétrica Santo Antônio
- Hidrelétrica Jirau
- Linha de transmissão Porto Velho (RO) – Araraquara (SP)
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