sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Toma Posse Nilton Mota na Secretaria de Agricultura

Tomou posse hoje o novo Secretario de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, NILTON MOTA, ele é natural de Surubim, casado há 25 anos e pai de dois filhos. Ele  é formado em administração de empresas. Atualmente é servidor de carreira da Secretaria Estadual da Fazenda. 

Já foi chefe de Gabinete do secretaria de educação ficando como secretário executivo de Educação Profissional do então secretário Danilo Cabral. Tornando-se secretário da Educação no ano de 2010.

Na sua atuação podemos destacar:

  1. Articulou de forma integrada as ações das secretarias Executivas, Gerências e Superintendências da pasta.
  2. Acompanhou e trabalhou pela reorganização da rede de ensino com a participação dos municípios. 
  3. Participou da criação e expansão dos Programas de Ensino Integral e de Educação Profissional, que hoje mantêm 300 escolas de referência e 27 técnicas.
  4. Planejou e captou recursos para recuperação das escolas atingidas pelas chuvas (2010) na Mata Sul e Agreste pernambucanos.
  5. Contribuiu com a reestruturação do Programa Estadual de Bandas e Fanfarras, garantindo aquisição de instrumentos musicais.
  6. Incentivou a formação de novos grupos e a criação da Copa Norte-Nordeste.


Como presidente da CEHAB teve o desafio de reduzir o déficit habitacional que atinge mais de 300 mil pernambucanos para isso:


  1. Atuou na contratação e construção de 15 mil moradias para as famílias da Mata Sul, vítimas das chuvas registradas em 2010 e 2011.
  2. Tirou do papel o Plano de Regularização Fundiária que legalizou milhares de imóveis com escrituras definitivas. 
  3. Trabalhou na identificação e doação de terrenos, 13 áreas foram doadas assegurando a construção de novos habitacionais.
  4. Desenvolveu ações para aumentar a contratação, execução e entrega de novas moradias destinadas aos pernambucanos mais carentes.


Na Prefeitura de Recife deflagrou um conjunto de obras estruturadoras e atuou na coordenação das ações da Defesa Civil, Emlurb e URB, vinculadas à secretaria. 


  1. Acumulou os cargos de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos e presidente da URB, cuidando de grandes obras estruturadoras como a Via Mangue.
  2. Executou uma série de ações preventivas para garantir um inverno mais tranquilo nas áreas de risco do Recife.
  3. Realizou mutirões de limpeza em todos os bairros do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
  4. Ampliou e modernizou as operações de recapeamento de vias e tapa-buracos.
  5. Iniciou grandes obras de revestimento de canais, recuperação de calçadas e revitalização de praças e parques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário