sábado, 24 de janeiro de 2015

Prévia Carnavalesca do “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” acontecerá novamente no interior pernambucano

A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade.

A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006.

A cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas. Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano no ano passado para a cidade de Garanhuns trazendo o boneco gigante em homenagem a Ricardo Ferreira como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica. E neste ano de 2015, para fazer companhia aos bonecos veteranos citados, estreará o boneco gigante de Renato Ferreira no município de Belém de São Francisco e na mesma semana fará a prévia carnavalesca em Garanhuns, e neste segundo desfile em Garanhuns que será realizado no dia 11 de fevereiro inovará desde a concentração da Praça Tavares Correia (Relógio das Flores – ao lado da Gerencia Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano) a partir das 15h30 para o trajeto descendo pela Av. Ruy Barbosa, dobrando na Amaury de Medeiros, passando pela Av. Caruaru e culminando na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Explanada Guadalajara) com muito frevo e animação. Através da articulação entre: Coordenação dos Projetos Travessia, Projovem Urbano do Agreste Meridional, e Pernambuco no Batente de Paranatama; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e Espaço Ciência. Com apoio de: Secretaria de Cultura de Garanhuns; SBPC; BLOGATIVO; e Iza Calçados.

TEXTO: Amanda Maciel (Editora-Chefe do BLOGATIVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário