Com o objetivo de garantir a qualidade da água que é consumida pela população, está sendo realizada, desde o dia 02 deste mês, a Operação Pipa do Agreste Meridional e parte do Sertão pernambucano, que é realizada em uma parceria entre o 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMTz), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. A ação está acontecendo das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira, sendo na sexta-feira até 12h, no prédio do 71°BI, e segue até o dia 13 deste mês.
Durante a vistoria, são verificadas as condições gerais do veículo, como, por exemplo, a situação dos pneus, a parte mecânica e estrutural do caminhão, e as condições de limpeza do tanque que transporta a água. Após ter seus veículos vistoriados, pela Vigilância Sanitária, os motoristas são encaminhadas ao 71° BIMTz para serem credenciados, onde a documentação exigida é verificada. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Khatarina Almeida, fala sobre a vistoria. “Nós fiscalizamos todas as condições sanitárias dos caminhões-pipa, para que a água que é transportada ofereça segurança em seu consumo. Isso é fundamental”, comenta.
A ação, que acontece trimestralmente, tem como finalidade contratar pipeiros para o transporte de água potável, e também, renova os contratos, já existentes, para garantir que a água que é consumida pela população, não ofereça nenhum risco à saúde. Para serem credenciados, é necessário que os motoristas estejam munidos de documentos, como CPF ou CNPJ, comprovante de residência, documentação do veículo, entre outros. Para serem vistoriados é necessário realizar o agendamento, que acontece até a próxima segunda-feira (12), no prédio do batalhão, ou pelo telefone (87) 3762.2000.
Texto e foto: Ruthe Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário