domingo, 11 de janeiro de 2015

CPMF e imposto sobre grandes fortunas para financiar Educação

O senador Cristovam Buarque (PDT) apresentou um relatório ao Senado Federal que propõe a adoção de medidas polêmicas, como a recriação da CPMF, para fazer com que o financiamento para a edução chegasse a R$ 890 bilhões em 2034.

Dentre as 15 fontes de financiamento listadas por Cristovam Buarque, estão também a criação de um imposto sobre grandes fortunas, o fim das desonerações sobre automóveis e a suspensão dos gastos com publicidades do governo federal.

São propostas ainda a emissão de títulos públicos pelo Tesouro Nacional e a aplicação na educação dos recursos recuperados pela Justiça em casos de corrupção e de contrabando.

Segundo o ex-ministro, o dinheiro é quatro vezes superior ao necessário para adotar medidas como a federalização das escolas, a arrecadação do analfabetismo e a ampliação do Ensino Superior.

“Eu analiso quanto custaria ser uma educação que colocaria o Brasil como pátria educadora, embora naquela época não existisse ainda essa expressão, eu coloco onde se busca, onde conseguiriam, pelas minhas propostas, quatro vezes mais do que é preciso”, afirma Cristovam.

“Agora, precisa saber se o governo e a sociedade vão querer. Por exemplo, vão querer para o sacrifício fiscal das desonerações da venda de automóveis para poder colocar na Educação? Aceita fazer uma nova CPMF? Um imposto sobre grandes fortunas?”, questiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário