domingo, 27 de julho de 2014

O ensino superior e a educação inclusiva

No dia 31de julho, Nilton Cunha lança seu livro: O ensino superior e a educação inclusiva: o direito à igualdade e à diferença. O evento será realizado no Auditório do SENAI de Garanhuns, as 14:00 hs.

O livro é fruto de uma dissertação de Mestrado defendida em Lisboa (Portugal), que teve como campo de observação a UFPE, Campus Recife e mostrar a atual situação da "Pessoa com Deficiência" prefiro chamar "Pessoa com Habilidades Diferentes", pela questão pejorativa do adjetivo "Deficiência", no Ensino Superior. Dentro deste cenário, o presente livro advoga a necessidade e a importância da "Pessoa com Habilidades Diferentes" serem incluídas na Lei de Cotas ao Ensino Superior, Lei 12.711, já que é uma Lei com a proposição de reparação e nada mais justo do que as Pessoas com Habilidades Diferentes" serem inseridas nesse rol de beneficiários ao acesso ao Ensino Superior. Terá a participação de autoridades.

Sinopse

Como se pode observar, mais uma vez, nessa lei (Lei 12.771/12), também não há nenhuma menção as pessoas com deficiência, ou seja, são pessoas esquecidas do projeto do futuro do País. E isso há necessidade de ser revisto, porque ao invés de realçar a deficiência do cego, devemos valorizar sua audição, seu tato e seus demais sentidos que provavelmente são mais apurados do que as demais pessoas. Se não fosse pela aguçada capacidade dos sentidos das pessoas com deficiência, nunca teríamos visto os quadros, hoje milionários, de Van Gogh, nem teríamos o prazer de ouvir Nona Sinfonia de Beethoven, as belas canções e voz de Stevie Wonder, da bela voz do tenor italiano Andrea Boccelli. Tampouco, Congonhas seria patrimônio da humanidade sem as obras do conjunto histórico da basílica do Bom Jesus do Matosinho, do mestre Aleijadinho. Nem a matemática seria mesma sem os princípios matemáticos desenvolvidos por Leonhard Euler, que ficou cego de um olho boa parte da vida produtiva e totalmente cego nos seus últimos 20 anos de vida. A astrofísica, de igual sorte, jamais seria a mesma sem a contribuição de Sthephen Hawking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário