quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ação de hackers derruba videos de Aécio no YouTube

Ações de Hackeres (piratas da internet) vem derrubando os videos postados pelo candidato Aécio Neves. A mais recente foi uma  animação produzida pela campanha do tucano que foi retirada do ar pelo Youtube nesta 3ª feira (29.jul.2014) após sofrer ataque de robôs que tentaram aumentar artificialmente o número de visualizações.

Aécio não foi o único a sofrer esse tipo de ataque, em abril de 2014, o candidato a presidente, Eduardo Campos teve 3 videos derrubados pelo ataque. O unco candidato a não ter registrado ataques foi a candidata Dilma. O episódio mostra como será a guerra política no mundo virtual. 

O vídeo que tinha o titulo de “Xaxado” havia sido lançado em 16.jul.2014, na estreia do site oficial do tucano, com a meta de fortalecer a sua imagem “familiar”. Mostra Aécio ao lado de sua mulher, Letícia Weber, sua filha de 22 anos, Gabriela, e seus dois bebês, Júlia e Bernardo.

Na última semana, a animação teve picos de audiência fora do usual e visitantes oriundos de países como Turquia, Índia, Sérvia e Romênia. O algoritmo do YouTube desconfiou e derrubou o vídeo. À campanha tucana, a empresa disse que “Xaxado” havia sido visualizado por um número de vezes em determinado tempo de maneira que seria impossível por seres humanos. Só lembrando que o uso de robôs é proibido pelo YouTube. Se esse foi o caso, o máximo que o Google (controlador do YouTube) poderá saber é quais foram as máquinas das quais saíram os ataques –o que provará pouca coisa.

A suspeita é que algum adversário tenha contratado hackers para atacar o vídeo e provocar sua derrubada – suposição plausível, mas difícil de ser comprovada. 

O deputado federal tucano Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico nacional da campanha de Aécio, afirma que irá requerer ao Google os dados sobre a origem dos ataques. “Mesmo que seja difícil identificar, temos de pedir, pois muitas vezes o criminoso está tão certo da impunidade que pode deixar rastros”, diz.

Esse episódio mostra como será a guerra política no mundo virtual. Em abril de 2014, o candidato do PSB a presidente, Eduardo Campos, também foi alvo de ataque semelhante a esse sofrido por Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário