terça-feira, 12 de novembro de 2013

Novas regra para doação de sangue e antigas conclusões.

Em busca de novos doadores o Ministério da Saúde, assinou a portaria com as novas regras para doação de sangue no País. 

A Portaria amplia a idade máxima para a doação de sangue, subindo para 69 anos e não mais 67. Esse aumento amplia em dois milhões o público potencial de doadores. 

Além disso torna obrigatória a realização do teste de ácido nucleico (NAT) em todas as bolsas de sangue coletadas no País.

Atualmente o Brasil está dentro do parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS), com 1,8% de coletas de bolsas de sangue anualmente, mas o Ministério da Saúde se emprenha para atingir os 3%. Em 2012, o idade mínima foi reduzida de 18 para 16 anos (com a autorização dos responsáveis), juntando os ajustes feitos entre este ano e o anterior, o número de possíveis doadores aumentou para 8,7 milhões.
“A qualidade da rede de sangue brasileira já é reconhecida internacionalmente. A implantação do teste NAT e o questionário (aplicado nos hemocentros aos doadores) complementam o controle do sangue doado, por meio de testes já realizados no SUS”, diz Padilha.

Mas algumas regras ilógicas continuam. Com por exemplo a Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 1.353/ 2011, que diz que “todos os doadores devem ser questionados sobre situações ou comportamentos que levem a risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis, devendo ser excluídos quem os apresentar.” E orienta a ser considerado inapto temporário por 12 meses “os homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes”.

Mesmo com as estatísticas apontando que homens heterossexual tem o maior índice de contaminação a portaria da Anvisa considera, em seus critérios de seleção, que o maior índice de contaminação por HIV ocorre em homossexuais masculino. 

Quem não poderá doar sangue se:

  1. Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos.
  2. Tiver peso inferior a 50 kilos.
  3. Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.
  4. Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
  5. Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.
  6. Estiver com febre no dia da doação.
  7. Estiver grávida.
  8. Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário