quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Monitoramento de ônibus pelo celular não sai do papel

Um programa que tornaria possível saber pelo celular a que horas os ônibus iriam chegar ou partir dos terminais do Grande Recife não saiu do papel. Anunciado há mais de um ano e meio pelo governo do estado, o projeto chegou a funcionar para teste, mas foi desativado. Quem utiliza transporte público cobra a implantação do serviço e diz que dificilmente consegue se programar. “É complicado porque nunca tem horário certo para o ônibus sair”, diz a operadora de telemarketing, Taliciana Freitas.

Pelo projeto, apresentado em março do ano passado, o governo prometeu implantar um sistema de monitoramento da circulação dos ônibus. Pelo telefone, o passageiro poderia mandar uma mensagem de texto e receber informações com os horários das linhas. Nos terminais tinham começado a ser instalados painéis com as informações de chegadas e partidas. Um mês depois o governo cancelou o contrato com a empresa responsável pelo sistema de monitoramento das linhas de ônibus porque o serviço não funcionava com regularidade.

“Pensei que a população seria beneficiada através de uma inovação, mas foi por pouco tempo”, afirma o farmacêutico Marcondes Amorim. “Na época foi excelente porque informava que o ônibus ia chegar em tantos minutos”, destacou o comerciante Carlos Antônio.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que logo após cancelar o contrato de trabalho com a empresa que estava prestando o serviço de forma ineficiente, abriu um processo de licitação para escolher uma nova firma. Na primeira etapa, três empresas foram habilitadas para participar da concorrência. O próximo passo será escolher a empresa vencedora. O valor estimado do projeto é de R$ 53,7 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário