sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Festival de Literatura de Garanhuns é aberto oficialmente

O evento foi aberto pelo Presidente da Academia de Letras de Garanhuns, João Marques, que agradeceu e enfatizou o compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Izaías Régis de voltar a realizar o famoso Festival Literário. “O prefeito Izaías Régis nos prometeu que reuniria esforços para que o Festival voltasse a fazer parte dos eventos de Garanhuns e assim o fez. Hoje estamos aqui em sua quarta realização e queremos agradecer por isso”, enfatizou João Marques.  O presidente da ALG, que tem inúmeros poemas publicados, leu um deles para o público que se fez presente na abertura, o texto relatava a tristeza pelos anos que o evento deixou de acontecer.

Em seguida, foi a vez do prefeito Izaías Régis ministrar sua fala de abertura. O gestor ratificou as palavras do poeta João Marques sobre o compromisso com o FLIG e a cultura de Garanhuns. Fez menção ao ex-prefeito Luiz Souto Dourado que teve a visão de criar o Centro Cultural e falou da vontade de transformar o espaço em um centro de produção cultural durante todo o ano. “Nós queremos e estamos buscando transformar o Centro Cultural em um espaço de produção cultural. A intenção é que tenhamos aqui professores de dança, de música, entre outras artes para que possamos incentivar os jovens a irem por esse caminho, gerando frutos para o futuro.” O prefeito encerrou suas palavras declarando o FLIG aberto oficialmente.

O momento seguinte foi de apresentações e discussões sobre o homenageado do Festival, o escritor Gilberto Freyre. Os trabalhos foram iniciados pelo escritor Fernando da Mota com a Homenagem a Gilberto Freyre e em seguida Homero Fonseca que falou sobre o Gilberto Freyre Feminista. A noite foi encerrada com a apresentação artística do Grupo Gaiamálgama.

Texto: Jacqueline Menezes

Fotos: Marcella Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário