quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Impunidade do ex-deputado assassino


O ex-deputado após de uma noite de farra, dirigia um veículo importado blindado em 190Km/h e provocou a decapitação de Gilmar Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20.  O impacto da pancada lançou destroços a até 100 metros de distância, e os carros foram parar numa via lateral. O veículo ocupado pelas vítimas ficou totalmente destruído.

Segundo Assad, o inquérito apontou que Carli Filho estava embriagado e que dirigia a alta velocidade. O caso causou comoção na cidade, e acabou por colocar a mãe de Gilmar, Cristiane Yared, à frente de campanhas contra a impunidade de causadores de acidentes de trânsito.

O julgamento de Carli Filho é alvo de uma disputa de recursos impetrados por acusação e defesa que chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O MPE, responsável pela acusação, quer que Carli Filho seja julgado por duplo homicídio doloso qualificado, pois, além da intenção de matar, a admissão da embriaguez e a condução em alta velocidade são agravantes.


A defesa defende a tese de homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar. "Foi um simples acidente de trânsito", disse, em 2012, o advogado Gustavo Scandelari, que trabalha na defesa de Carli Filho.

Vale lembrar que o ex-Ministro  Nilson Naves, que foi presidente da mesma Sexta Turma do mesmo Tribunal que julga o ex-deputado, é o advogado de defesa.


O advogado criminalista Elias Mattar Assad, que figura como assistente da acusação pela família da Vítima Gilmar Rafael Souza Yared, declarou que é muito difícil explicar para as famílias das vítimas e para a sociedade brasileira esses recuos protelatórios que objetivam prescrição. Mas, que até certo ponto poderá evitar nulidades futuras, pois melhor corrigir problemas agora que depois de julgado pelo tribunal do Júri, concluiu Assad.

Quem é o Assassino?


Luiz Fernando Ribas Carli Filho é um político brasileiro, ex-deputado estadual pelo PSB do Paraná, partido do qual foi expulso em julho de 2009.

O ex deputado é filho do ex prefeito da cidade paranaense de Guarapuava(2008-2012), Fernando Ribas Carli, e cumpria sua primeira legislatura como deputado estadual. Após o ocorrido, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) formalizou um pedido de cassação do deputado.

Carli Filho foi eleito deputado estadual pelo Paraná em 2006 com 46.686 votos, dos quais 37.386 oriundos somente da sua cidade natal de Guarapuava.

Para fugir da coçação e manter seu direito a reeleição o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) comunicou ao presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), na sexta-feira, 29 de maio de 2009, pedido oficial de renúncia ao mandato parlamentar. O documento foi entregue pelo seu advogado, Roberto Brezinski.

Um comentário:

  1. Lei de talião
    A lei de talião, do latim lex talionis (lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação. Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das mais antigas leis existentes.

    ResponderExcluir