sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Protesto de mesquinhas


A historia do Brasil é salpicados com ondas de protesto que conta do país. Podemos começar pela Greve Geral de 1917, Greve da Meia Passagem 1979, Passeata dos Cem Mil 1968, Greve de 1988, caras-pintadas 1992, Tumultos na CPTM em 1996, Marcha dos 100 mil de Brasília em 1999, Greve da FFLCH 2002, Revolta da Catraca 2004, greves em universidades públicas brasileiras 2007, reintegração de posse do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo 2011, e por fim protestos no Brasil em 2013.

Cada luta com sua característica voto direto, impeachment Fernando Collor de Mello e agora os protestos contra o aumento das passagens, contra a corrupção e contra a PEC 37. No inicio do século passado as manifestações eram convocados boca a boca, por telefones e no século XXI pela internet.

Em resposta Congresso Nacional votou uma série de concessões e o governo brasileiro, em qualquer época, anuncia várias medidas para tentar atender às reivindicações dos manifestantes ou laçar uma cortina de fumaça para tentar manter-se no poder. 

Nos protestos da vez o poder público tomou medidas para tornado a corrupção como um crime hediondo, arquivado a chamada PEC 37 e proibido o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades. Houve também a revogação dos então recentes aumentos das tarifas nos transportes em várias cidades do país, com a volta aos preços anteriores ao movimento. Mas quem vai pagar a conta? O povo. Já que o poder público vai bancar o aumento, ou seja, nos vamos pagar indiretamente. Para dar uma falsa resposta o Governo lançou a proposta da Reforma Política. Quem pediu? O povo quer a Reforma Tributaria, mas a coragem do congresso acabou, como acabou a vontade do povo em ir para as ruas.    
  
O voto hoje é direto, Collor saiu, a PEC 37 nem teve chance, aumentos das tarifas nos transportes se foi...

Mas o que foi mudou alem disso?

NADA. Inimigos do voto direto continuam no poder e/ou deixam para os filhos e netos, Collor e Sarney (o presidente da inflação) também estão no poder, o aumento ficou por conta do povo, O Ministério Público sucateado.... ou seja, Nada mudou. 

Mas de quem é culpa?

Do povo. Sim do mesmo povo que foi às ruas e continua votando, não pela proposta solida, mas pela promessa de emprego, de dinheiro, de comida ou até de cachaça. 

O quem vem para o futuro?

80% dos deputados estaduais serão re-eleitos, 90% dos deputados Federais, vereadores também serão.
O gigante acordou? Levantou-se do berço esplendido? Ou foi um breve despertar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário