quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Herdeiros da Política

Apesar de quase metade da Câmara ter sido “renovada” nas eleições de 2014, um padrão seguirá o mesmo: oligarcas e seus filhos, netos, cônjuges, irmãos e sobrinhos seguirão dando as cartas na legislatura que se inicia em 2015.

Mapeamento da Transparência Brasil aponta que 49% dos deputados federais eleitos têm parentes políticos – número cinco pontos percentuais acima de levantamento idêntico realizado pela Transparência Brasil em junho deste ano com os representantes eleitos em 2010. Entre os senadores, o percentual sobe para 60%.

Os números são mais altos entre congressistas jovens, nordestinos e mulheres. Embora nada haja de ilícito com políticos alavancarem parentes ou serem por eles promovidos, a transferência de poder de uma geração a outra da mesma família pode provocar tanto a formação de uma base parlamentar avessa a mudanças significativas como a perpetuação no poder de políticos tradicionais desgastados.
Mapeamento da Transparência Brasil aponta que 49% dos deputados federais eleitos têm parentes políticos – número cinco pontos percentuais acima de levantamento idêntico realizado pela transparência Brasil em junho deste ano com os representantes eleitos em 2010.

Entre os parlamentares com 35 anos ou menos a situação é ainda mais aguda: 85% dos deputados federais jovens eleitos são herdeiros de famílias políticas. Ou seja, boa parte da renovação foi apenas superficial – mudaram‐se os sujeitos, mas os sobrenomes permanecem os mesmos. Entre os jovens herdeiros, mais de um terço (21) jamais havia sido eleita para algum cargo.

No Senado, a porcentagem geral é ainda mais alta do que na Câmara: 6 em cada 10 senadores fazem parte de clãs. O número (60%), apesar de alto, é quatro pontos percentuais abaixo do verificado no levantamento realizado em junho deste ano com os representantes eleitos em 2006 e 2010.

Em Pernambuco o Adalberto Cavalcanti do PTB é filho de Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues, ex‐vice‐prefeita da cidade de Afrânio. É casado com a atual prefeita de Afrânio Lúcia Mariano (PSB-PE); Anderson Ferreira do PR é filho do ex‐deputado estadual Manoel Ferreira (PR-¬PE) e irmão do vereador de Recife André Ferreira (PMDB-PE), eleito deputado estadual nas eleições deste ano; Betinho Gomes do PSDB é filho de Elias Gomes (PSDB-PE), ex‐prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE); Bruno Araújo do PSDB é filho do ex‐deputado estadual Eduardo Araújo; Daniel Coelho do PSDB é filho do ex‐deputado João Ramos Coelho; Felipe Carreras do PSB é irmão do vereador do Recife Augusto Carreras (PV-PE); Kaio Maniçoba do PHS é filho da prefeita de Floresta (PE), Rorró Maniçoba (PSB‐PEA).

Fonte: Transparência Brasil 


Nenhum comentário:

Postar um comentário