segunda-feira, 3 de junho de 2013

CUIDADO: Nova onda de correntes e as pirâmides está no AR

O esquema Pirâmide foi criado na década de 20 por  Charles Ponzi que foi o autor de uma gigantesca fraude. A fraude se repete em ondas a Primeira foi onda (1941 – 1979), Segunda onda (1980 - 1989), Terceira onda (1990 – 1999), Quarta onda (anos 2000) e a mais nova onda é conhecida como "marketing network" ou "marketing multinível - MMN".

Uma nova onda de pirâmides está rolando na Internet. É bom lembrar que o esquema de pirâmide é um sistema fraudulento de fazer dinheiro que requere uma fonte infindável de recrutas para ter sucesso. O esquema é simples e não sustentável. Os recrutados dão dinheiro aos recrutadores e recrutam novos elementos para lhes darem dinheiro.

O caso mais recente registrado foi o da empresa de anúncios e tecnologia VOIP (telefonia via internet), TelexFree, que após mais de 10 anos em operação, foi acusada, na semana passada, pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

O Ministério da Fazenda lembra que em uma pirâmide financeira, além da empresa que oferece o “serviço” estar cometendo um crime, todas as pessoas que viram “sócias” dela estão alimentando uma prática ilegal. “Antes de começar a participar de um marketing multinível, é importante correr atrás da missão e dos objetivos da organização, ver se ela oferece um produto que seja efetivamente necessário ou que agregue valor, porque se não você pode cair em um esquema de pirâmide”, explicou o educador financeiro do Instituto Dsop, Reinaldo Domingos.

“Vá ao Reclame Aqui e no Procon e veja se a empresa não está sendo chancelada como um problema, porque o risco é alto e, se a empresa quebrar, a possibilidade das pessoas perderem todo o dinheiro é muito grande. Precisa de muito cuidado”, completou.

Não devemos misturar a Fraude pirâmide financeira com o marketing multinível, ou de rede, que é uma prática legal. Se a empresa faz o marketing de rede, mas contém um patrimônio líquido de garantia real que sustenta a operação, ao invés de utilizar os clientes novos para pagar os antigos, a ação não é configurada como pirâmide financeira, pois não tem risco. Um bom exemplo de marketing multinível é a Herbalife, que oferece produtos físicos em troca, além de ter uma filosofia de qualidade de vida. O risco aumenta quando o retorno não é em produto e sim em serviço. 

Além de constituírem um ilícito penal, as correntes e as pirâmides constituem publicidade enganosa, pois leva à vítima a idéia de ganhos consideráveis, que, na realidade, são falsos e inexistentes. É o que a lei chama de crimes contra a economia popular e está previsto na lei 1.521/51. Dependendo do que realmente ocorreu, pode também haver outros crimes derivados daquela mesma prática, como contra o sistema financeiro nacional A lei 1.521 é considerada antiga e muito generalista, até porque o termo pirâmide abarca diversos significados. O Código Penal exige, a fim de caracterizar uma violação, que a atividade supostamente ilegal reúna exatamente todos os elementos descritos na norma em questão.

Ainda há outros dispositivos que vedam indiretamente mecanismos de uma forma ou outra relacionados a pirâmides, como o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que fala da propaganda enganosa.

"Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir ao erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços".

Para o advogado Fábio Tofic Simantob, “Um mau negócio é diferente de estelionato. Propostas maliciosas só colam porque encontram ouvidos propensos a acreditar, geralmente de pessoas que se acreditam ainda mais espertas do que aquele que lhes fala. É preciso desconfiar das promessas de milagres, que sempre se aproveitarão das brechas legais para se espalhar.” 

As regras básicas para fugir deste tipo de fraudes são as seguintes:

1) Evite qualquer tipo de plano que ofereça comissões ou qualquer tipo de benefício em troca do recrutamento de novas pessoas.
2) Atenção a planos onde você ganha dinheiro para trazer novas pessoas em vez que para vender alguma coisa por sua conta.
3) Tome cuidado com planos que pedem para você pagar taxas de entrada ou custos de material de trabalho ou amostras "obrigatórias" ou coisas parecidas. 
4) Tome cuidado redobrado em caso de propostas envolvendo lucros elevados ou produtos/idéias/serviços "milagrosos" e "inéditos".
5) Verifique até o fim todas as referências fornecidas em relação às propostas ... muitas vezes trata-se simplesmente de "papo furado" para os ingênuos acreditarem.
6) Nunca assine documentos ou pague qualquer coisa em condição de pressão ou para não magoar "amigos" que estão lhe apresentado uma "oportunidade".
7) Verifique cada proposta buscando informações junto às autoridades competentes, na internet e nos sites de "due diligence" como o Better Business Bureau dos EUA.

16 comentários:

  1. Por ordem judicial o SEAE teve de retirar a nota que o mesmo fez à respeito da telexfree.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato Gomes, Procure se informar a PF e o Ministério da Fazenda diz ao contrario.

      Excluir
  2. Agora me digam se a Telexfree foi realmente acusada, por que o governo ainda aceita pagamento de imposto de quase 60 milhões de reais, e se ela foi acusada de algum crime, por que ainda não foi fechada ou proibida pelo próprio governo federal?

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, minha função é informar se alguém quer se ariscar... Mas antes peso que verifique as informações e procure o que ocorreu na década de 80. Se mesmo assim queiram "investir" é bom saber os riscos e sua responsabilidade penal e civil.

    ResponderExcluir
  4. Boa Sorte a quem acredita !!!!!!!!!!
    Só uma dica Leia o CONTRATO .....

    ResponderExcluir
  5. Totalmente Defasada essas informações ! Não faço parte do Marketing MultNível, mais me mantenho informado sobre o que ocorre, e posso dizer com toda certeza que as informações descritas ai são totalmente antigas !!! Não se expressa opinião assim amigo, ou você procura se ater aos fatos do presente, ou então não demonstre sua insatisfação pessoal sobre o caso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte amigo ....Mas não é defasada.... deixo aqui a lei As operações da empresa não configuram captação antecipada de poupança popular, que é modalidade descrita no art. 7º da Lei nº 5.768/71 e cuja autorização competem à Seae.

      A descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio.

      Não foi comprovada parceria entre a Telexfree e operadoras de telefonia móvel ou fixa, o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP, conforme ofertado pela empresa.

      A Seae concluiu que estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores: o estímulo à economia informal e a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.

      A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51

      Excluir
  6. Retira lá o print no site da policia federal onde tem dizendo que a telexfree está sendo investigada e poste ai ! Você está sendo imparcial meu caro, e já deu para perceber pelos comentários acima que sua opinião não agrada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma imagem vale mais que mil palavras...

      SEDE DA TELEXFREE É INVADIDA POR POLICIA FEDERAL. -
      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qYAjoP0ckVY

      NOVO!! TelexFREE Finalmente a Pirâmede Caiu.

      http://www.youtube.com/watch?v=mBOB2vIxFuw

      Excluir
  7. Amigo, você posta uma notícia em junho, e me copia e cola o link de uma investigação de janeiro desse ano ? Argumente fatos recentes companheiro !!! Por que ela não foi fechada no período dessa investigação ? Atenha ao fato que a polícia federal não achou indícios, pois se um órgão tão competente como a PF não conseguiu provar a ilegalidade do negócio, não será você que vai né !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Anônimo, se vc pesquisar no Google a noticia é de final de maio. A PE ainda está investigando. Os argumentos estão ai é só lê.. Quanto o seu questionamento "Por que ela não foi fechada no período dessa investigação?" Pelo principio legal da Presunção de inocência como previsto na CF. A PF não terminou o inquérito nem a investigação continua sim ATUALIZE-se Faz bem.

      Excluir
    2. Alem do mais R$ não nasce em arvores. "Quem trabalha e mata fome, não come o pão de ninguém. Quem come e não trabalha, tá comendo o pão de alguém"

      Excluir
  8. Kkkkkkkkkkk ! Acho que a telexfree Promove até esse blog ! Veja que a única informação que deu mais repercussão de comentários foi essa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, Não recebo nada de ninguém. Nem ganho R$ explorando os ostros, muito menos meus amigos.

      Excluir
  9. Caro Dario Ferraz, parabéns pelo conhecimento que você demonstra em suas colocações. É claro que existem milhões de pessoas propensas a cairem nesse "GOLPE", no entanto, tenho certeza que outros milhões possam ter lido e compreendido suas informações e, de repente, se acordem para realidade. Gostei muito quando você comenta sobre enganar os amigos, pois na realidade eles são as primeiras vítimas a serem abordados e, muitas vezes, terminam entrando exatamente pelo fato de não querer dizer "NÃO.

    ResponderExcluir
  10. Dario, parabéns pela coragem em pontuar e alertar para estes esquemas fraudulentos. Acompanhei de muito perto o sofrimento que estes esquemas causam, um dos meus melhores amigos caiu neste golpe e o assimilou de tal maneira que mal se alimentava para focar na "busca pelo resultado", briguei diversas vezes com ele, quase chegamos a vias de fato, na minha tentativa desesperada de tirá-lo daquela situação. Tchê, não vou nem falar da grana que ele perdeu, das pessoas que ele desapontou e o tempo perdido. É inevitável a comparação com o vício do CRACK, felizmente a dependência destes esquemas de pirâmide ou MMN (seja lá qual for o nome que queiram dar para diferenciar os golpes) não é química e conseguimos fazê-lo acordar. Hoje ele, assim como eu, acredita que sucesso financeiro é PROPORCIONAL a trabalho honesto. Parabéns pela matéria e não te deixas intimidar pelos comentários pró-esquema, os quais percebi são muitos neste fórum.

    Abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir