quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aniversario de Manoel Bandeira: Uma semana de comemoração


O escritor Manuel Bandeira será reverenciado no Espaço Pasárgada durante uma semana de intensa atividade em comemoração ao seu aniversário de nascimento. Da próxima segunda-feira (19), data em que o poeta completaria 124 anos, até a sexta-feira (23) – com exceção do dia 21, feriado de Tiradentes – o espaço localizado na Rua da União receberá palestras, recitais de poesia, intervenções urbanas e mesas redondas sobre obra e vida do pernambucano. Cerca de 150 estudantes de escolas da rede pública e privada de ensino também participarão do evento, que é aberto ao público.
A abertura da semana, no dia 19, terá início às 10h com um Plantão Literário, com Maésia Cândido e Si Cabral. Na sequência, às 15h, o público assistirá à conferência ministrada pelo escritor André Cervinskis e a antropóloga Fátima Quintas com o tema Bandeira e o Regionalismo.
A segunda-feira ainda conta com uma intervenção urbana, em frente ao Espaço Pasárgada, levando ao público a musicalidade presente na obra de Bandeira na voz de Miriam Brindeiro, e uma mesa redonda com Cyl Galindo, Teca Carlos, Alexandre Santos e Zuyla Cartaxo sobre “Os Desafios da Literatura para a Juventude” e “O livro virtual”.
No dia 20, terça-feira, o público confere a leitura de poemas por Sérgio Leandro, além da palestra “Manuel Bandeira - O poeta da vida inteira”, com explanação de Fernanda Jardim. Na quinta-feira (22), a escritora Ana Maria César recitará trechos de obras de Bandeira. O documentário “O Poeta do Castelo”, de Joaquim Pedro de Andrade, será exibido na sexta-feira (23), seguido de um debate com a coordenadora de Cinema e Vídeo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Carla Francine; o gestor e técnico em comunicação do Museu da Imagem e do Som, Geraldo Pinho e Pedro Arão, respectivamente.
Durante toda a semana, além do público em geral, o Espaço Parsárgada também receberá 150 alunos das redes pública e privada de ensino. “Não tinha como pensar essa homenagem a Manuel Bandeira sem a integração dos estudantes. Nós constatamos, através das visitas feitas pelas escolas ao espaço, que existe uma forte identificação dos jovens com a obra do escritor”, justifica a gestora do equipamento, Selma Coelho.
CASA DO POETA – O Espaço Pasárgada está instalado em um antigo sobrado, na Rua da União, onde Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. A casa, construída em 1825, foi tombada pela Fundarpe em 1983 e se transformou em um espaço que referencia a obra do poeta em ocasião do seu centenário, em 19 de abril de 1986. A estrutura inclui uma sala de estudos literários, biblioteca de literatura pernambucana e acervo com a obra completa de Bandeira.

Fonte: Assessoria da Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário