terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Portabilidade bancária uma realidade desconhecida


Não só a telefonia e planos de saúde, o consumidor também pode recorrer à portabilidade bancária, que dá ao consumidor o direito de transferir dívidas e saldos de contas-salários de um banco para outro. Apesar de pouco conhecida, o serviço está em vigor desde 2006.

A operação é simples e rápida, quem tem uma conta-salário feita pela empresa em que trabalha para receber o salário no fim do mês, pode escolher em qual banco quer receber o dinheiro. É um direito de escolha do cliente, garantido pela resolução 3.402, criada em 2006, pelo Banco Central, e pouco divulgada. O empregador pode colocar o dinheiro em nova conta "Y" e o banco, responsável pelo dinheiro, a resolução se aplica também aos empréstimos. A diferença é que a transferência acontecerá já com o desconto do valor da prestação. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12 horas.

Conta Salário X Conta Corrente

A conta-salário é diferente da conta-corrente por serem destinadas ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora e não entre o banco e o empregado. Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário.
Ocorre que alguns bancos sabendo da portabilidade Bancaria não abril conta salário e sim conta corrente para tentar impedir que os clientes mudem de banco. Neste caso o cliente deve solicitar a mudança da conta corrente para conta salário. Outra diferença é que a conta salário não é cobrada tarifa.

Ações para segurar os clientes

Alguns bancos têm investido em estratégias não somente para manter, mas para aumentar o número de clientes. A ampliação da rede de atendimento, e a troca dos equipamentos de autoatendimento para garantir maior velocidade e são ofertados aos clientes produtos e serviços customizados. Mas é bom lembrar que todos os clientes têm livre opção bancária por decisão do Ministério do Planejamento.

Em nota, o Banco Itaú disse que apoia a portabilidade, que é um legítimo direito do trabalhador. O Bradesco informou apenas que paga salários de 2 milhões de servidores em todo o País. A Caixa, por meio da assessoria de imprensa, disse que prefere não se pronunciar sobre o assunto "por uma questão estratégica".

O interessado deve procurar o gerente de sua conta para maiores esclarecimentos, até porque essa operação pode envolver taxas e/ou descontos.

Um comentário:

  1. Eu e um grande grupo de pessoas fomos contratados por uma empresa que trabalha com o banco Itaú que abriu uma conta salário para nós. Quando souberam que iríamos fazer a portabilidade para um banco que já temos conta corrente, eles trocaram todos os papéis que já havíamos assinado para conta corrente, dizendo que o primeiro pagamento deveria ser feito pelo Itaú pra depois pedirmos a portabilidade. Acontece que descobrimos que a portabilidade só pode ser feita entre conta salário. Acho que o fato deles dizerem que são a favor da portabilidade, é uma grande mentira.

    ResponderExcluir