quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lançamento do Festival de Inverno de Garanhuns - FIG 2013


Na noite desta quinta-feira o Governador Eduardo Campos, A Primeira Dama Renata Campos, o Prefeito Izais Régis, o Senador Roberto Rollemberg e o Secretario de Cultura do Estado de Pernambuco Fernando Duarte participaram Solenidade de abertura do FIG 2013 com os homenageados do Festival a filha de Janete Costa (in memoriam) e o Mestre Benone e Gonzaga de Garanhuns.

Janete Costa foi arquiteta, decoradora e uma garimpeira incansável da arte popular. Autêntica, pioneira, viajou por todo o Brasil para colocar mais vida na casa dos brasileiros. Uma vida que nasce da imaginação e se materializa através das mãos de tantos mestres e mestras a quem devemos o olhar desapressado, generoso.


Os mestres Benone e Gonzaga de Garanhuns são mestre de reisado que mantém a cultura popular viva na região do Agreste Meridional. 


De acordo com o Prefeito de Garanhuns, Izaias Regis, declarou que nos 10 (dez) dias de festa, a expectativa é que mais de um milhão de turistas visite a cidade e movimente mais de R$ 30 milhões.  O Governado Eduardo Campos afirmou que Temos a maior e mais democrática política pública de cultura do País. Sabemos aplaudir o talento que vem de fora, mas, sobretudo, o nosso Governo dá valor ao que é da nossa gente,


Secretário de Cultura, Fernando Duarte confirmou as 570 ações culturais, das quais 48% em palco e 52% por linguagens, como oficinas e demais apresentações não musicais. Esse conjunto de atrações feito numa cidade que absorve, acolhe é que faz com que o evento cresça na qualidade e na potencialidade. Faremos, com certeza, um FIG 2013, maior do que foi o de 2012.


Quebra do o protocolo ficou por conta da visita dos alunos recém-chegado do programa de intercâmbio Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco, os alunos ficarão à disposição nos principais pontos da cidade. O aluno Bernabé Lucas, de 16 anos destacou o compromisso de informar aos turistas brasileiros e também estrangeiros como chegar ao programa de seu interesse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário