quinta-feira, 22 de março de 2012

Procon de PE lança campanha para incentivar reclamação sobre telefonia


O Procon de Pernambuco lança nesta quarta-feira (21) uma campanha para incentivar o consumidor do estado a reclamar sobre o serviço de telefonia móvel. A intenção do órgão é de que as pessoas passem a registrar problemas em relação à interrupção da ligação, com a queda do sinal, ou ausência de linha.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta, o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, explicou um pouco mais sobre a campanha. “A ideia é que a população passe a reclamar sobre um aspecto muito particular da telefonia, que não vem tendo índice de reclamação, e a gente sabe que tem dificuldade: é a queda da ligação e a ausência de linha”, contou. No ano passado, o Procon registrou 2.773 reclamações sobre empresas de telefonia no estado, mas nenhuma a respeito da linha ou da queda do serviço.

A informação dada pelos consumidores é considerada essencial para que o órgão passe a atuar na questão. “Como órgão administrativo, que tem a condição de apurar e punir operadora que venham a não atender ao direito do consumidor, fica, de certa forma, de mãos atadas por não ter essas informações”, revelou Paulo Moraes.

O Procon irá disponibilizar três livros, que vão coletar assinaturas dos consumidores. Eles irão circular por todo o estado. A pessoa vai informar o nome, CPF, a operadora e o tipo de reclamação. “A partir da coleta de informações, teremos subsídios para propor desde multa até a interdição de serviços”, concluiu o secretário.

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