sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projovem Urbano de Garanhuns em Ação contra o câncer do colo do Útero.



A Semana da Mulher, organizada pelos professores do Projovem Urbano de Garanhuns, foi encerrada na quarta-feira 6 de abril . As professoras de Participação Cidadã Patrícia Lima e, que estava coordenando o evento, e a professora de Qualificação Profissional Amanda Maciel convidaram as alunas para fazer exame preventivo que detecta o câncer do colo do Útero.
Os exames foi realizado no Posto de Saúde da Brasília I em Garanhuns/PE. As coletas foram executadas pela professora Ana Angélica Aguiar Maia. Tendo como assistente, a estudante em enfermagem do SENAC – Mônica Marques.
Estavam presente Carmem Zilvania representando a coordenação do pólo do Agreste Meridional do Projovem Urbano.
Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. O surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. Outros fatores de risco são: tabagismo, baixa ingestão de vitaminas, multiplicidade de parceiros sexuais, iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais.

Dario Ferraz Jr.

Um comentário:

  1. Isso é muito importante mesmo!

    Gostei de ver!

    Me segue tb!

    http://alinegal.blogspot.com/

    ResponderExcluir